Resenha: A Garota Dinamarquesa - David Ebershoff



Devo dizer, eu me surpreendi demais com esse livro. E quando eu soube do filme e quem iria atuar nele, eu fiquei com uma vontade louca de saber a história da Lili. Depois de eu te me apaixonado pelo trailer do filme, eu corri pra ler o livro e não me arrependo nem um pouco.

O livro é ambientado na Dinamarca no ano de 1925, e contará a história do pintor dinamarquês Einar Wegener e de sua esposa Greta, casados há 6 anos. Depois da morte do primeiro marido, Greta se apaixona por Einar e os dois se casam, e viveram felizes por seis anos. Tanto Greta quanto Einar são excelentes pintores, e certo dia, quando a modelo que Greta estava pintando não pôde comparecer, ela pede ao marido vestir suas meias e colocar um vestido para poder terminar seu recente quadro, mas ela não imaginava que isso mudaria tudo.



A partir daí, eles criam uma nova "pessoa", que eles batizam de Lili e Einar começa a comparecer a eventos vestido de mulher e ele acaba gostando disso. Greta acaba ajudando o marido nisso, mas ela percebe que isso acaba saindo do controle e Einar passa cada vez mais tempo transformado em Lili, conhece outros homens e começa a sair com eles, mesmo Greta alertando para não fazer isso.

Então, Einar percebe que já não é mais o mesmo e começa a perceber que o que realmente ele quer é ser uma mulher e fará de tudo para que isso seja possível, até mesmo a se submeter à cirurgias de mudança de sexo e mudar de nome. Mesmo assim, Greta não desiste do marido e pede para que ele vá ao médico para saber se existe algo errado com ele.



Eu adorei a história da Lili, e os personagens são fascinantes. Einar/Lili demonstram ser pessoas completamente diferentes, mesmo sendo a mesma pessoa, o que foi realmente interessante. O autor soube criar dois personagens em um mesmo corpo e tanto Einar quanto Lili possuem personalidades diferentes. A Greta me impressionou também. Apesar de ter incentivado Einar a se vestir de mulher, ela fica do seu lado o tempo inteiro e nunca desiste dele. É uma história baseada em fatos reais sobre a primeira transexual do mundo e nos mostra que não importa o que digam: nós devemos ser quem nós queremos ser. Outro ponto interessante é que o autor nos força a ver ambos os lados: o de Einar e o de Greta, que apesar de não querer ver o marido vestido de mulher, o apoia mesmo assim, Ela sim é verdadeiro exemplo de companheira.

Assisti ao filme e fiquei realmente feliz com a adaptação extraordinária do livro. Os atores foram muito bem escolhidos, entre eles está Eddie Redmayne que brilhou mais uma vez. Em breve, vou fazer a resenha do filme.



0 comentários: