Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven



Sabe um daqueles livros que te dão um verdadeiro tapa na cara? Aquele que vai te pegar de um jeito que não vai esquecer tão cedo? Por Lugares Incríveis é um daqueles livros que chega até o fundo da sua alma. É uma história simplesmente sensacional, com uma leitura tão leve e prazerosa que não tem como largar. A autora aborda um tema profundo que faz com que os leitores parem pra pensar: quando você está triste, ou tudo está dando errado, será que a melhor escolha é o suicídio? Que você não tem mais motivos para viver? E é então que ela nos apresenta dois personagens extraordinários: Theodore Finch e Violet Markey.

O livro é narrado em 1ª pessoa, alternando os capítulos na visão de Violet e Finch. Ambos os personagens tem algo em comum: perderam a vontade de viver. Finch é um garoto adolescente que gosta de se transformar em vários personagens: Finch anos 90, Fichn Nerd, Finch Fodão, e o que mais gostam de chamá-lo: Finch Aberração. Ele é chamado assim por se vestir de formas diferentes na escola. Ele também enfrenta um pai violento que várias vezes o trata mal.



Violet é uma garota popular onde estuda. Tem muitas amigas, é estudiosa, mas uma tragédia faz com que a garota perca a vontade de viver. Ela e a irmã Eleanor sofreram um acidente de carro, onde só Violet sobreviveu. A garota se culpa pelo ocorrido, e a partir daí, passa a viver um dia após o outro sem muitas expectativas.

E é então que o caminho de Violet e Finch se cruzam. Ambos acabam se conhecendo no parapeito da escola onde estudam, com o objetivo de terminarem com suas vidas, mas os dois de repente acabam salvando a vida um do outro e logo começa uma amizade entre eles.



Após o professor de geografia deles passar um trabalho que consiste em visitar lugares incríveis no estado onde moram, os dois formam uma dupla e se aventuram por vários lugares diferentes, e com isso, eles não só tem algo o que fazer, como também ganham motivações para aproveitar a vida o máximo possível. Muitas partes do livro nós vemos como Finch ajuda Violet a tirar a culpa dos ombros e mostra a ela que a vida pode ser boa, e essa foi a parte mais bonita da história, em como os dois se ajudaram de todas as formas a superarem suas dores e seguirem com a vida.

Eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro. A mensagem que a autora quis passar é uma verdadeira lição de vida. Nos mostra que nem sempre a vida é cruel, ela também pode ser boa, de uma forma que não podemos imaginar. Existem vários motivos que levam uma pessoa a cometer suicídio, como depressão, a perda de um ente querido, e até mesmo a culpa, mas mesmo diante disso, existem várias maneiras de superar a dor e a tristeza, e é o que a autora nos mostrou nesse livro.





0 comentários: