Resenha: Pássaro da Tempestade - Conn Iggulden



Comprei esse livro há muito tempo, e toda vez que eu decidia ler o livro, me dava uma preguiça enorme, apesar de ter gostado da sinopse e quisesse entrar em um gênero diferente. Sempre tentava pegar o livro, mas deixava ele de lado e acabava lendo outro. Mas dessa vez eu consegui, finalmente. Não posso dizer que amei o livro, teve algumas partes em que quase abandonei, mas como não gosto de abandonar livros (só se o livro for ruim mesmo), resolvi ler até o fina, e até que não foi tão ruim.
A história se passa em 1437, em uma Inglaterra cheia de rebeliões. Depois da morte do rei Henrique V, o seu jovem filho, Henrique VI assume o trono. Todos acham que o jovem não tem capacidade de governar, pois ele passa o dia rezando, pedindo para evitar novos conflitos, e também por passar a maior parte da vida doente.

Então, sobra para os seus homens de confiança, Derry Brewer, o espião-mor de Henrique e William de la Pole, o duque de Suffolk, garantir a segurança da coroa. O rei pede para que seus homens façam um armistício com a França, para evitar mais guerras. E para isso, eles propõem ao rei um casamento arranjado com Margarida de Anjou, uma jovem francesa que em uma vida um pouco "complicada". O pai é rude com a garota, e os irmãos adoram fazer brincadeiras com ela. Margarida conta com a ajuda de sua irmã, Iolanda de Anjou e a mãe. Pra mim, a melhor personagem do livro foi a Margarida. Apesar de ser jovem, ela era uma moça com atitudes bem adultas, tanto com a família quando com o marido.



Enfim, a jovem moça aceita se casar com o rei, mas nem tudo se resolve de imediato. Muitos ainda não aceitam o casamento e o armistício, e a partir daí, alguns personagens vão ganhando destaque na trama. Um deles é Ricardo Plantageneta, duque de York, que planeja destruir o rei e tomar seu trono.

Em algumas partes o livro pode ser um pouco confuso, mas em outras o livro é mais detalhado. O que eu mais gostei foi na escrita maravilhosa do autor e em como ele explicou a história sem você se perder totalmente. Mesmo a história parecendo confusa, eu consegui me encontrar no livro e me surpreendi. Pra quem gosta de livros de época, eu recomendo, mesmo não gostando tanto assim do gênero. Se você espera encontrar romances no livro, não irá gostar muito, pois possui muito pouco. Vemos apenas como Margarida é gentil, cuidando do marido, mesmo sendo um casamento arranjado.




0 comentários: