Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne



O menino do pijama listrado é uma história emocionante e ao mesmo tempo triste, onde se passa em uma Alemanha nazista. O livro é bem curto e é narrado me 3ª pessoa, contando a história de Bruno, um menino de 9 anos que foi obrigado a sair de sua enorme casa, em Berlim, e se afastar de seus melhores amigos por causa de seu pai, que é um comandante e a família teve que se mudar por causa do trabalho do pai. Bruno e sua família foram morar em um lugar diferente, onde a casa é menor do que a que costumavam morar.

No início, Bruno detestou o lugar, pois a casa ficava isolada de qualquer outra, e por isso, o menino não tinha ninguém com quem brincar. A única coisa interessante que ele via era uma cerca que só ele enxergava da janela de seu quarto. Aos poucos, o menino começa a perceber coisas estranhas nesse lugar, pelo fato de ter várias crianças nesse lugar, e todas usavam a mesma roupa: um pijama listrado. Bruno se perguntava por que as pessoas daquele lugar nunca saiam de lá.



Com uma curiosidade enorme, Bruno resolve ir até a cerca, onde conhece o pequeno Shmuel, um menino judeu com uma aparência triste e magra. Os dois logo começam a conversar e criam uma linda amizade entre eles. Apesar do livro ser bem curto, o autor soube detalhar perfeitamente a história e a leitura é muito deliciosa. Eu adorei a forma como os judeus foram descritos e também como conhecemos um pouco mais a Alemanha naquela época, sem falar sobre a pureza de uma criança, que mesmo sabendo do o outro era, não desistiu da amizade eles.




0 comentários: