Resenha: A Teoria de Tudo - Jane Hawking



Desde que eu vi o trailer do filme, eu fiquei fascinada e quando soube que tinha o livro, tratei logo de comprar. Essa é a primeira vez que eu leio uma biografia e pra mim foi um desafio. Eu não conhecia muito a história do Stephen, mas já tinha ouvido falar dele, e eu acabei me interessando pela história dele e resolvi ler o livro antes de ver o filme.

O livro é narrado em 1ª pessoa pela própria autora, Jane Hawking, ex-esposa do cientista. Stephen Hawking é um dos físicos mais famosos do mundo, conhecido pela sua genialidade. Na história contada por Jane, não vemos muito Stephen desenvolvendo suas teorias, apenas uma parte mostrada por Jane.

Devo avisar, o livro é bem grande e em alguns momentos pode ser chato, já que contém pouquíssimos diálogos, mas tirando isso, foi uma leitura muito prazerosa.


Quando Jane conheceu Stephen, em Oxford, faculdade onde os dois estudaram, sendo ela em literatura e ele em ciências, ele foi recentemente diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que vai paralisando aos poucos o corpo de Stephen.

Adorei a forma com Jane detalhou a história, e também o modo como ela cuidou dele e mesmo sabendo de sua doença, ficou ao seu lado e cuidou dele nos seus 25 anos de casamento. Eu realmente percebi que ela sempre amou ele, mesmo depois do cansaço de cuidar de seus 3 filhos e de seu marido deficiente. Ela sofria junto com ele, quando ele passava por suas crises de asfixia, que é causada pela doença, mas ela não desanimava. 

Mas a história não é só tristeza. Jane conta sobre o seu casamento, o nascimento de seus três filhos, e as viagens que ela e Stephen fizeram, e também como ele se tornou famoso. 

Como eu disse no começo, o livro é bem grande, tem que ter um pouco de paciência para lê-lo, mas vale a pena ser lido.


0 comentários: