Resenha: Extraordinário - R.J Palacio




Se tem um livro que me fez pensar em coisas importantes na vida de uma pessoa, como a amizade verdadeira e o fato de amar a si mesmo foi em "Extraordinário". Ele nos mostra que não importa a aparência de uma pessoa e sim o que ela é por dentro.

Pouco importa se a pessoa for perfeita por fora se for uma má pessoa por dentro. O que torna alguém extraordinário é o seu caráter e o Auggie nos mostra isso por ele ser um menino extremamente bom.

August Pullman, ou Auggie, é um  menino de 10 anos diferente de outros garotos de sua idade. Ele nasceu com uma doença que deformou o seu rosto e por causa disso, possui uma aparência chocante. Ele já passou por diversas cirurgias para tentar melhorar o seu rosto e teve que passar por alguns problemas de saúde por conta de sua doença. Apesar disso, Auggie é um garoto comum como qualquer outro.

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."
“Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário?”




Mas o problema real é que todos olham para Auggie como se ele fosse uma aberração. Quando era menor, Auggie adorava usar um capacete que a amiga de sua irmã lhe deu, pois assim ninguém olharia para o seu rosto.

Agora Auggie tem o desafio de ir a escola, mesmo sabendo que todos olhariam para ele. Com a ajuda do diretor da escola, o Sr. Buzanfa, e três alunos que o diretor convida para ajudá-lo, Auggie tenta se adaptar na escola, mesmo todos falando dele nas suas costas. Ele sofre bullying, porém ele também faz amizades.
"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida."



Auggie me impressionou e muito. Ele é um garoto forte e mesmo com consciência do seu rosto, ele não desiste de ter uma vida normal. É um livro maravilhoso, que todos, sem exceção, deveriam ler. Ele é divido em 8 partes, alternando o ponto de vista entre personagens próximos a August, inclusive ele mesmo, e isso foi um ponto brilhante da autora, já que vemos a história do garoto por outros olhos.

A autora soube escrever um livro que nos passasse uma mensagem linda, e que na verdade, o chocante não é o rosto de um menino, e sim a reação das pessoas. Elas só veem os rostos das pessoas? Depois que li o livro, eu estou sempre me perguntando isso.

Essas são algumas músicas que se encaixariam perfeitamente no livro:
Cindy Lauper - True Colors
Pink - Fuckin Perfect
Katy Perry - Firework
Miley Cyrus - The Climb
Charles Chaplin - Smile
Lady Gaga - Born this way
Christina Aguilera - Beautiful
Oasis - Stop Crying out heart out





1 comentários:

  1. Muito legal a idéia que o livro expressa! Obrigada por compartilhar a dica de leitura!
    Lindo seu blog!
    Beijos

    http://www.acessojovem.com.br

    ResponderExcluir